top of page

Jazz na Rua acontece na Estação Unifique

O concerto de música instrumental ocorre dia 10/9, às 10h30 da manhã, é gratuito e aberto a toda comunidade



Música para a comunidade. No dia 10 de setembro, a quarta apresentação do projeto Jazz na Rua ocorre, às 10h30, desta vez, na praça da Estação Unifique, ao lado da Prefeitura, no Centro de Blumenau. As apresentações de música instrumental do projeto ocorrem uma vez por mês, aos domingos, nas praças e espaços da Rua XV de Novembro, são gratuitas, abertas ao público e comunidade em geral. Os concertos são com o quarteto AllJazz, formado pelos artistas Caio Fernando, no baixo elétrico e acústico; JP Batera, na bateria; Rafa Girardi, nos teclados; e Suelen Mondini, no saxofone. Em caso de chuva, as apresentações serão adiadas e novas datas anunciadas pela rede social www.instagram.com/alljazzoficial


O Projeto Jazz na Rua (Nº 9906 – 168661), do Estúdio Bass Vibe, é aprovado pelo PIC - Programa de Incentivo à Cultura - promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e conta com incentivo de Postos Meta e Werken. O projeto ainda irá promover mais quatro concertos didáticos em escolas da rede pública, para alunos do ensino fundamental, contemplando escolas de diferentes regiões/bairros da cidade e priorizando escolas e comunidades mais afastadas e/ou em situação de vulnerabilidade social.



JAZZ

É um gênero/ritmo musical que surgiu entre 1890 e 1910, início do século XX, no Mississippi, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. A popularização, no entanto, aconteceu mais tarde em Nova York, hoje considerada a capital mundial do jazz. O jazz tem como berço a cultura afro-americana, e o ritmo que mais influenciou o jazz foi o blues, músicas que a população afro-descendente cantava, enquanto trabalhava nas fazendas americanas. O jazz incorpora como estilos o blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o jazz são os usados em bandas marciais e ou bandas de dança: metais, palhetas e baterias; no entanto, em suas várias formas e possibilidades, aceita praticamente todo tipo de instrumento. Durante os anos, o jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como o dixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas 1930 e 1940, o bebop de meados da década de 1940, o jazz latino das décadas de 1950 e 1960 e o fusion das décadas de 1970 e 1980. Devido à sua divulgação mundial, o jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo, assim, uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica. Algumas referências do jazz: Buddy Bolden, Mile Davis, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Louis Armstrong, Rosa Passos e Hermeto Pascoal.


PROGRAMAÇÃO JAZZ NA RUA BLUMENAU

Quarteto AllJazz

Dia 10 de setembro, às 10h30, na Estação Unifique, localizada ao lado da Prefeitura, no Centro de Blumenau


(texto Nane Pereira)

7 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page